Blogue Independente (sem nenhuma ligação ou filiação partidária), criado para alertar a desigualdade e discriminação social, existente na classe dos Técnicos Superiores das IPSS e Misericórdias dos Açores. Visto que, a categoria dos Educadores de Infância, é a única equiparada à função pública. Todos os restantes, aguardam atempadamente, por uma justa e merecida igualdade de oportunidades.








Manifestação dos Técnicos Superiores das IPSS e Misericórdias

Manifestação dos Técnicos Superiores das IPSS e Misericórdias
Realizada no dia 24 de Abril de 2010 em frente ao Palácio da Conceição

sábado, 15 de maio de 2010

“Técnico Superior de IPSS Não Obrigado!”

Artigo escrito por um grupo de Técnicos da Horta-Faial.


De alguns meses a esta parte muito se tem dito sobre o trabalho dos técnicos Superiores das IPSS locais, principalmente daqueles que “dão a cara” pelo Instituto de Acção Social.
Para alguns trata-se apenas de “hordas de doutores e doutoras que dão consultas”, ignorância tal, que os impedem de perceber a necessidade destes gabinetes, criados por aquilo a que chamam de Assistência. De facto, os técnicos que trabalham na Acção Social deveriam estar mais disponíveis para o trabalho de terreno, mas o que muitos desconhecem são as razões que os impedem de o fazer, nomeadamente burocracias e políticas sociais que foram criadas e implementadas pelos seus dirigentes superiores e pelo próprio governo.
Para outros, as formações, os seminários e os estudos redundantes são escandalosos e têm de ser substituídos pela intervenção junto dos mais desfavorecidos. Mas quem terá implementado todos estes seminários e formações? Certamente não foram os técnicos, porque a estes só lhes é dito que se inscrevam e participem.
No que concerne aos Técnicos das IPSS que desempenham funções directamente para a função pública, apesar de afectos a IPPSS, além de trabalharem no espaço físico do Instituto de Acção Social trabalham para alcançar os objectivos dos seus superiores dos quadros da administração pública, recebendo vencimentos bastante reduzidos comparativamente com os colegas que desempenham as mesmas funções, colocando em questão o artigo 59º da Constituição da República Portuguesa “(…) para trabalho igual salário igual (…)”. Estes técnicos não são sujeitos a avaliação profissional para progressão na carreira, contudo trabalham para as estatísticas da administração pública e avaliação dos seus colegas.
Será que se poderá falar em justiça social??? Verdade se diga que são estes técnicos que defendem os direitos das famílias menos favorecidas e esforçam-se por integrá-las socialmente…e os seus direitos? Será que não são tão importantes? Parecem não ter grande importância aos olhos de membros do Governo Regional que menosprezam as suas condições salariais.
Para agravar a situação, o Instituto de Acção Social resolve o problema dos técnicos transferindo-os para outro espaço, com o intuito de ocultar esta realidade, acalmar os ânimos e tentar resolver esta irregularidade contratual.
As IPSS e as Misericórdias da Região pouco fazem para melhorar as condições de trabalho dos Técnicos Superiores, uma vez que estas medidas foram criadas propositadamente pelo Governo Regional, através de Protocolos e Acordos de Cooperação com as mesmas, para obtenção mão-de-obra barata. Muitos têm o proveito desta situação mas evidentemente que não são estes técnicos, pelo contrário, valerá realmente a pena investir numa formação académica para estar exposto a esta “armadilha” política que apenas tem em consideração os seus interesses.
Apesar da indiferença e insensibilidade de muitos relativamente a esta questão, os técnicos na sua generalidade não desistem de lutar pelos seus interesses e direitos, de forma a alcançar a sua dignidade laboral e, consequentemente, pessoal. Nesta justa reivindicação tem-se sentido o apoio do SINTAP, quer a nível informativo como de propostas para alterar esta situação. Exemplo disso, foi a recente e infrutifera tentativa de negociação da revisão e actualização do Contrato Colectivo dos Trabalhadores das IPSS/Misericórdias, que aborda a questão da revalorização renumeratória e profissional dos quadros técnicos superiores.
A actual situação tem fomentado o sentimento de injustiça e a instabilidade profissional, que se traduz numa busca incessante por melhores condições de trabalho, que origina uma grande rotatividade dos técnicos, afectando desta forma tanto as IPSS como as familias acompanhadas.
Por tudo isso, é vergonhoso assistir ao que tem sido dito, sem qualquer fundamento, sobre estes técnicos que desempenham com muita dignidade as suas funções mesmo com condicionantes bastante adversas.


Um Grupo de Técnicos

2 comentários:

  1. Páre este Governo de ludibriar os Técnicos e aja, assuma a responsabilidade de fazer justiça de uma vez por toda. Caridade é o que quer fazer com os utentes; mas não! É um direito dos cidadãos ter uma vida condigna. Os técnicos lutam todos os dias, e contra diversas barreiras, para fazer valer os direitos dos utentes que acompanham. Por isso, também têm eles direito a ter remuneração justa pelo seu trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Tinha mesmo que colocar isto aqui!


    ANTES DA POSSE
    O nosso partido cumpre o que promete.
    Só os tolos podem crer que
    não lutaremos contra a corrupção.
    Porque, se há algo certo para nós, é que
    a honestidade e a transparência são fundamentais.
    para alcançar os nossos ideais
    Mostraremos que é uma grande estupidez crer que
    as máfias continuarão no governo, como sempre.
    Asseguramos sem dúvida que
    a justiça social será o alvo da nossa acção.
    Apesar disso, há idiotas que imaginam que
    se possa governar com as manchas da velha política.
    Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
    se termine com os marajás e as negociatas.
    Não permitiremos de nenhum modo que
    as nossas crianças morram de fome.
    Cumpriremos os nossos propósitos mesmo que
    os recursos económicos do país se esgotem.
    Exerceremos o poder até que
    Compreendam que
    Somos a nova política.

    DEPOIS DA POSSE
    Basta ler o mesmo texto, DE BAIXO PARA CIMA

    http://2010viveremangola.blogspot.com/

    ResponderEliminar