Blogue Independente (sem nenhuma ligação ou filiação partidária), criado para alertar a desigualdade e discriminação social, existente na classe dos Técnicos Superiores das IPSS e Misericórdias dos Açores. Visto que, a categoria dos Educadores de Infância, é a única equiparada à função pública. Todos os restantes, aguardam atempadamente, por uma justa e merecida igualdade de oportunidades.








Manifestação dos Técnicos Superiores das IPSS e Misericórdias

Manifestação dos Técnicos Superiores das IPSS e Misericórdias
Realizada no dia 24 de Abril de 2010 em frente ao Palácio da Conceição

segunda-feira, 12 de abril de 2010

IMPASSE NA REVISÃO DO CONTRATO COLECTIVO DOS TÉCNICOS SUPERIORES DAS IPSS/MISERICÓRDIAS PREOCUPA O SINTAP

NOTA INFORMATIVA DO SINTAP-AÇORES
O SINTAP-AÇORES reuniu-se, uma vez mais, no passado dia 8 de Abril, da parte da tarde, com as Uniões das Misericórdias e das IPSS dos Açores na Direcção dos Serviços do Trabalho, em Ponta Delgada, com a presença de um representante da Direcção Regional da Segurança Social, na convicção de que dessa reunião se registassem progressos negociais efectivos no âmbito do processo de revisão e actualização do Contrato Colectivo dos Trabalhadores das IPSSlMisericórdias, nomeadamente através da apresentação de uma contraproposta por parte daquelas Uniões relativamente à nossa proposta inicial anteriormente apresentada. Ora, não só tal não aconteceu, como até se constatou alguma impreparação e até mesmo falta de vontade dos representantes das IPSS/Misericórdias para discutir os assuntos que se encontram em negociação há já algum tempo.
Neste contexto, o SINTAP-AÇORES não pode deixar de denunciar e criticar perante os trabalhadores do sector e a opinião pública em geral o clima de impasse negocial verificado naquela última reunião facilmente constado pelo facto de nela não ter sido apresentada, como seria esperado, qualquer contraproposta à proposta por nós inicialmente apresentada.
Questões como:
a) A actualização salarial para 2010;
b) A redução das cargas horárias de formação profissional necessárias para a
progressão dos trabalhadores;
c) A revalorização remuneratória e profissional dos quadros técnicos superiores
que os aproxime progressivamente do estatuto dos educadores de infância do sector;
Ficaram uma vez mais sem qualquer resposta e adiadas.
Não obstante isto, o SINT AP-AÇORES, como prova da sua boa-fé e vontade negocial, concordou, conjuntamente com os representantes patronais, que fosse pedido à Direcção Regional da Segurança Social, que procedesse à elaboração de um estudo sobre a situação financeira das IPSSlMisericórdias e o impacto financeiro da proposta por nós presentada em matéria salarial.
Ficamos assim, pois, a aguardar que, a Segurança Social apresente até ao dia 30 de Abril tal estudo de modo à ultrapassagem do clima de impasse criado, na medida em que a continuação deste estado de coisas poderá fatalmente desembocar no desencadeamento de manifestações e greves por parte dos trabalhadores em causa. E neste caso, concluído que estiver o périplo de reuniões.
Creiam-nos, assim, colegas, que o SINT AP-AÇORES, está firmente empenhado na defesa daquilo que considera ser os vossos mais legítimos direitos e interesses, não hesitando em recorrer a meios de luta mais fortes desde que eles mereçam a devida aprovação e aceitação dos respectivos trabalhadores. Daí a auscultação que o SINTAP-AÇORES pretende levar a efeito nos próximos dias junto dos nossos delegados sindicais e trabalhadores em geral com vista a uma sua mobilização colectiva na defesa dos seus legítimos interesses.
Açores, 12 de Abril de 2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário