Blogue Independente (sem nenhuma ligação ou filiação partidária), criado para alertar a desigualdade e discriminação social, existente na classe dos Técnicos Superiores das IPSS e Misericórdias dos Açores. Visto que, a categoria dos Educadores de Infância, é a única equiparada à função pública. Todos os restantes, aguardam atempadamente, por uma justa e merecida igualdade de oportunidades.








Manifestação dos Técnicos Superiores das IPSS e Misericórdias

Manifestação dos Técnicos Superiores das IPSS e Misericórdias
Realizada no dia 24 de Abril de 2010 em frente ao Palácio da Conceição

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Demagogia feita à maneira é como queijo numa ratoeira

(Clica na imagem para ampliar)
Notícia publicada no Açoriano Oriental de 11.02.2010
Como diz a canção da Lena D´Água, "Demagogia feita à maneira é como queijo numa ratoeira", depois de ler a notícia de hoje, publicada na última página do Açoriano Oriental, ficamos com a ideia que todos os Licenciados das IPSS/Misericórdias, com este governo, irão ser sempre a geração dos "Licenciados Low Cost". Comparar os ordenados das IPSS dos Açores com as IPSS do Continente é pura e simplesmente, um argumento; redutor, demagógico e de uma pobreza extrema, basicamente é atirar areia para os olhos das pessoas. Os custos da insularidade não têm comparação possível com os do continente! Fica a pergunta, porque é que não compararam com os licenciados das IPSS/Misericordias da Madeira? Resposta : Porque os Licenciados das IPSS da Madeira têm uma verdadeira carreira e ganham muito mais do que o Licenciados das IPSS/Misericordias dos Açores.

Dão nas vistas em qualquer lugar
Jogando com as palavras como ninguém
Sabem como hão-de contornar
As mais directas perguntas

Aproveitam todo o espaço
Que lhes oferecem na rádio e nos jornais
E falam com desembaraço
Como se fossem formados em falar demais

Demagogia feita à maneira
É como queijo numa ratoeira

P’ra levar a água ao seu moinho
Têm nas mãos uma lata descomunal
Prometem muito pão e vinho
Quando abre a caça eleitoral

Desde que se vêem no poleiro
São atacados de amnésia total
Desde o último até ao primeiro
Vão-se curar em banquetes, numa social

Demagogia feita à maneira
É como queijo numa ratoeira

Letra e música de Luís Pedro Fonseca Álbum Perto de ti, Lena d’Água 1982

16 comentários:

  1. A letra da música serve que nem uma luva! Parabéns pela escolha! Relativamente à notícia publicada realmente não há comentário possível. É vergonhoso! Sempre me disseram que nos tínhamos de nivelar pelo melhor, pelos vistos enganaram-me!

    ResponderEliminar
  2. Colegas, vejam a notícia do Açoriano de hoje "Transferência de técnicos do IAS para a Cresaçor gera dúvidas." Não podemos parar de denunciar as injustiças para com todos os técnicos das IPSS da Região.

    ResponderEliminar
  3. Gostei do artigo do jornal. Só tenho umas questões.

    Para ter vinculo é preciso fazer um concurso em pe de igualdade, voces fizeram um?

    Para ter vinculo e preciso cumprir horario...

    Para ter vinculo e preciso objectivos e ser avaliado, voces querem mesmo isso ?

    Para ter vinculo perdem as promoções automaticas, voces querem mesmo isso?

    ResponderEliminar
  4. Deixem-se mas é de tretas que com o país da maneira que está deviam era dar graças por terem trabalho! Aproveitem que há muitos a querem trabalhar sem conseguirem!
    Em época de crise isto até vos fica mal...

    ResponderEliminar
  5. O Anónomo das 8:34 deve estar a falar de barriga cheia!!! ou então foi um cão de guarda dos Rosinhas que veio para aqui mandar bitaites. Vá mas é procurar a tua turma, com 900 euros ninguem se governa!!! o que o governo está a dizer com esta demagogia toda é que não vale a pena tirar uma licenciatura para trabalhar nas IPSS/Misericordias dos Açores. É uma pouca vergonha isso, na Madeira não é assim... nas ipss e misericordias ganha-se bem e não como profissões não qualificadas. Um Pedreiro, ou Carpinteiro ou um Mecânico ganham mais do que um Licenciado que investiu tempo e dinheiro para tirar uma licenciatura e trabalhar numa IPSS/Misericordia, que diabo é isso, que messagem é que estão a fazer passar com essa injustiça social? e dizem-se socialistas!!! Socialistas só se for para os pobres e beneficiários do RSI, porque para a classe média o socialismo ainda está muito longe de chegar, mas se deus quiser e nós também nas próximas eleições vão ser corridos do poleiro, porque já estão muito acomodados e a fazer muita porcaria junta, até já cheira mal...

    ResponderEliminar
  6. Segundo o Anónimo das 8:34 até se calhar deviamos rezar todos os dias por termos tido a oportunidade de ter lutado e nos esforçado para tirar uma licenciatura e ter emprego!!! Enegrume!!! provavelmente não trabalha numa IPSS e não tem que pagar um empréstimo bancário, mais a luz, gás, água, gasolina, escola dos filhos e despesas de alimentação e vestuário! com uma licenciatura deviamos ser muito melhor remunerados! é com pensamentos como esse que este pais está onde está, cada vez mais na cauda da europa, valoriza-se mais um malandro beneficiário de RSI do que um Jovem que estudou e lutou para tirar uma licenciatura. Pais do 3.º Mundo com pessoas com mentalidade retrogadas. E nas Portas do Mar houve uma derrapagem de 50 milhões de euros e nós aqui a passar necessidades, simplesmente vergonhoso

    ResponderEliminar
  7. Lutar pelos nossos direitos até ao fim, hasta la vitória sempre

    ResponderEliminar
  8. À pessoa das 8:21 digo que todos os técnicos dos quais estamos a falar, embora estejam muitos deles há anos com contrato a termo incerto, têm um vínculo laboral com IPSS/Misericórdia trabalhando directamente para o IAS. Cumprem um horário, o do IAS, que se prolonga até quando é preciso. Cumprem os objectivos impostos pela Sra. Secretária que põe e dispõe, e são mais avaliados do que qualquer outro técnico. Avaliação de cruzes? Com bom e muito bom a tudo? Avaliação feita na Função pública? Venha ela! Confiamos plenamente nas nossas capacidades. Quanto às promoções, refere-se a uma carreira com três escalões com cerca de 50 euros de diferença entre cada um e das míseras diuturnidades? Está ciente da diferença de valores entre esta carreira e da da função pública? O meu conselho é que se informe desta situação. Afinal quem opina tem de saber do que está a falar e tenho a certeza de que concorda comigo.

    ResponderEliminar
  9. Colega, existem os bons e os maus, sei que na minha freguesia os tecnicos dos protocolos nem metade do horario do IAS cumprem.

    Nunca vi ninguem das IPSS a chamar a atenção a estes colegas, para cumprir horario sao dos protocolos, para receber sao do IAS.

    Mais facilemente encontro um tecnico dos protocolos no café do que no seu local de trabalho.

    Quanto a equiparação, o meu grau academico é igual ao do governador do banco de portugal e nao ganho o mesmo que ele? Porque será, existem funcionários publicos de segunda ?

    ResponderEliminar
  10. Pois não tens o mesmo cargo que ele! Dentro da função pública, presumo que saibas, existem nomeações para ocupar determinados cargos! Não queiras comparar coisas que não têm comparação! Falas com toda a certeza de boca cheia e com certeza nunca recebeste sequer aquilo que a gente recebe... aliás devem ser migalhas para ti!
    Vens-nos dar lições de moral com o tempo de crise que vive o pais!! O país vive esse tempo de crise por causa dos governantes que temos e dos vergonhosos gestores de empresas públicas que ganham balúrdios!!! O Sr. Primeiro vem falar em contenção de despesas e para fazermos todos um esforço para ultrapassar a crise... e ele e os seus amiguinhos que ganham balúrdios sabem lá o que é fazer contas à vida!! Que moral têm eles para falar em nome de todos os portugueses!Eles cá sabem o que é passar necessidade!
    Não venhas cá dar lições de moral... é fácil falarmos, quando nunca se passou pela situação!!

    ResponderEliminar
  11. Como é possivel menosprezar tanto e desvalorizar o trabalho de terreno dos Técnicos Superiores?!
    8:34 convido-o a vir trabalhar comigo e conhecer o dia a dia do Técnico Superior que trabalha com as áreas Acção Social, RSI, com sorte ainda faz-se um dia de Plantão e responde-se a um pedido de informação da PresidGoverno e, se houver tempo, também umas visitas domiciliárias.Depois vem cá deixar o seu comentário.
    PS: Não garanto que vamos almoçar a horas em dias de atendimento e não lhe garanto sairmos a horas ao fim do dia.

    ResponderEliminar
  12. Para além de lidar com "patrões" broncos. ignorantes, com falta de visão estratégica, que tratam os ténicos como seus empregados pessoais,ainda ganhamos cerca de 300 euros menos do que os colegas da função publica, apesar das IPSS estarem sobre a tutela da Secretaria da Solidariedade e Segurança Social.

    Há motivação para trabalhar nestas condições??

    ResponderEliminar
  13. Assistente Social - "Sempre pronto a argumentar a favor da justiça social"! Enquanto continuamos a lutar pela justiça para com os utentes que acompanhamos, estamos também a lutar por um direito que é nosso! Nosso e de todos os técnicos superiores nas mesmas condições. Um bem haja há garra de todos estes profissionais!

    ResponderEliminar
  14. Olá Colega.
    Parabéns pelo excelente trabalho!

    Uma vez que se aproxima o plenário, sugiro que aqui se coloque a música dos Deolinda "Movimento Perpétuo Associativo". O Executivo tem dito "agora não", alegando os mais ridículos motivos. Nós dizemos "agora sim", já esperamos tempo demais:

    "Agora sim, damos a volta a isto!
    Agora sim, há pernas para andar!
    Agora sim, eu sinto o optimismo!
    Vamos em frente, ninguém nos vai parar!
    (...)
    Agora sim, temos a força toda!
    Agora sim, há fé neste querer!
    Agora sim, só vejo gente boa!
    Vamos em frente e havemos de vencer!
    (...)
    Agora sim, cantamos com vontade!
    Agora sim, eu sinto a união!
    Agora sim, já ouço a liberdade!
    Vamos em frente, e é esta a direcção!

    Eu vou lá estar!

    Já agora Colega, há possibilidade de permitir comentários à história da Mafalda? Seria muito interessante.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  15. Vamo então falar verdade, de acordo com a ei actual.


    Sabiam que...:
    - Hoje já não se entra para o Estado com o regime de nomeação, mas sim com um contrato de trabalho (fim do regime de nomeação - LVCR + Lei n.º 59/2008
    de 11 de Setembro)?
    - Hoje, quando se celebra um contrato em funções públicas, começa-se com 800 euros (antes era 1100 euros) (DR 14/2008)?
    - Hoje acabaram-se as categorias, sendo todos apenas t. superiores (LVCR)?
    - Hoje existem 115 níveis reemuneratórios, e que para subirem de nível, a média será agora de 10 anos (LVCR+P 1553-C/2008)?
    - Hoje todos os trabalhadores do Estado estão sujeitos a avaliação, com quotas, e que a subida de nível depende da avaliação? e que se o trabalhador tiver sempre bom (menção adequado) poderá subir de nível ao fim de...10 anos (LVCR e SIADAPRA)?
    - Hoje, para chegarem ao topo da carreira, se entrarem aos 26 anos, terão de trabalhar até aos...115 anos (DR 14/2008)?
    - Hoje, quando é aberto um concurso para um contrato de trabalho, aparecem em média mais de 4000 candidatos e que os mesmos são sujeitos a um conjunto de provas extramente exigentes para entrarem os melhores?

    Querem mesmo isto? qual é o salário igual que querem? como querem este contrato de trabalho, com a realização de provas, para entrarem só os melhores, como qualquer cidadão (de acordo com os princípios constitucionais invocados)? também querem avaliação de desempenho, em que só 30% podem ser relevantes? querem subir de nível de 10 em 10 anos?

    ResponderEliminar
  16. Colagem do que escreveu na outra notícia? Tem receio de que o seu discurso tenha passado ao lado?

    ResponderEliminar