Blogue Independente (sem nenhuma ligação ou filiação partidária), criado para alertar a desigualdade e discriminação social, existente na classe dos Técnicos Superiores das IPSS e Misericórdias dos Açores. Visto que, a categoria dos Educadores de Infância, é a única equiparada à função pública. Todos os restantes, aguardam atempadamente, por uma justa e merecida igualdade de oportunidades.








Manifestação dos Técnicos Superiores das IPSS e Misericórdias

Manifestação dos Técnicos Superiores das IPSS e Misericórdias
Realizada no dia 24 de Abril de 2010 em frente ao Palácio da Conceição

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Técnicos a trabalhar no IAS transferidos para a Cresaçor

Clique na imagem para ampliar e ler

Clique na imagem para ampliar e ler

17 comentários:

  1. Os Técnicos das IPSS/Misericordias a trabalhar para o IAS são tratados como autenticas Marionetes!!! Agora vais para aqui, amanhã vais para ali! é um "Churro" de precariedade laboral e de irregulariedades, só falta mesmo é serem todos pagos a recibo verde! Colaboradores externos "Low Cost", que vergonha...

    ResponderEliminar
  2. Eu preferia estar empregada como voces estao do que estar na situaçao que estou que é desempregada.
    Isso chama-se reclamar de barriga cheia.
    Deviam dar graças.

    ResponderEliminar
  3. À Sra que está desempregada, situação que lamento, informo que gosto do meu trabalho e do facto de estar empregada,só não gosto de ser explorada.Além disso, desconhece claramente a actual situação dos técnicos das IPSS's que é discriminatória..há para uns e não há para outros...

    ResponderEliminar
  4. Eu no início também me dava por contante por ter um emprego. Mas com o passar do tempo e depois de darmos tudo o que temos e o que não temos para apresentar o trabalho feito e depois não haver reconhecimento...comecei a ficar descontente e a perceber o quanto somos explorados... Não é justo haver esta discrepância salarial entre os técnicos licenciados a trabalhar na Função Pública e os que trabalham nas IPSS, afinal de contas somos todos licenciados, ou não?
    E como dizes estar desempregada pode ser que com a nossa luta, possas vir a colher frutos no futuro! Ou achas que da maneira que as coisas estão é que estão correctas??
    O tempo da exploração já acabou há muito tempo... ou pelo menos pensava eu que sim... porque só quem sente isso na pele é que dá o valor!

    ResponderEliminar
  5. Seria dispensável comentar afirmações do tipo "sintam-se contentes por terem trabalho", mas não resisto. Se qualquer Governo prima pela qualidade das respostas que dá, não deverá sentir satisfação em apenas criar postos de emprego. Caso contrário algo está mal na forma como se olha a sociedade. Criar um hospital é óptimo quando responde às necessidades da população. Mas ficam os utentes satisfeitosse se este não reunir condições? Não. A solução não passa, de modo algum, por fingir que nada se passa, sim por alterar o que está mal. Ao contrário do que se diz (e do que em muitos casos se verifica)a Política tem necessáriamente que comportar muito de Ética e de Justiça. A insatisfação de uma classe trabalhadora que reclama nada mais do que os seus direitos reflete a necessidade de mudar o estado em que está a nossa sociedade, estagnada porque fechada no seu próprio orgulho.

    Aos colegas que criaram o blog dou os meus sinceros parabéns, este é um instrumento útil para as nossas reivindicações. Muitos de nós são "insistentes sociais". Para os nossos utentes queremos justiça nos apoios que são dados, queremos igualdade de direitos, queremos um serviço o mais humanizado possível, queremos uma sociedade melhor! Lutamos diariamente pela melhoria de condições de vida dos utentes com quem trabalhamos e queremos também que os direitos que temos enquanto profissionais sejam cumpridos. Nada mais esperamos. É assim que cresce e amadurece uma sociedade.

    ResponderEliminar
  6. "só não gosto de ser explorada" eu acho que sim .. acham que estão mal .. entao espero que nao fiquem no desemprego.. porque ai sim teriam motivos válidos para reclamar..ninguem vos abriga a ir para tecnicos das IPSS.. so vai quem quer e quem precisa..continuo a dizer que muito bem estão voces.. pensem q poderiam estar no desemprego..

    ResponderEliminar
  7. Colega (ou decididamente não), a sociedade "estagnada com o seu próprio orgulho" é o reflexo de pessoas que pensam como você. Ou a sua situação é inequivocamente "folgada" ou pensa humildemente que não consegue ir mais longe.Um conselho: lute por aquilo a que acha que tem direito, ninguém o faz por si. Nós estamos a fazer o mesmo.

    ResponderEliminar
  8. Mais uma vez os meus parabéns ao criador(a) ou criadores deste blog. Estou a ver que isto está a começar a mexer com mais gente, o que me alegra, apesar de alguns comentários lamentáveis como o "alegrem-se por ter trabalho", mas enfim... Pelo menos vai-se falando do assunto!

    ResponderEliminar
  9. Este blog já está a mexer com muita gente e isso mede-se pelo número de comentários negativos...

    Falem bem ou mal...mas falem.

    ResponderEliminar
  10. Só quando tornar-mes este problema num problema politico é que vamos andar para a frente.

    Aos nossos governantes nao interessa se é justo ou injusto...se há discriminação ou não, desde que nao mexa com a imagem publica deles.

    E este blog tem vindo a cumprir a sua função. Resultado disso é o recambiamento dos técnicos do IAS para a Cresaçor com uma justificação mais ou menos rebuscada ao jeito de José Sócrates, no caso escutas, que fala fala e não diz nada.

    Não sei no entanto como vamos resolver a nossa situação sendo a Secretária da Solidariedade Social a mesma do Trabalho? Vejo aqui um manifesto conflito de interesses e já se vê para onde ele pende tendo em conta o post anterior.

    Força a todos os colegas e a nossa luta vai continuar ...dê por onde der... temos é de mantermo-nos unidos. O Povo Unido Jamais Será Vencido.

    P.

    ResponderEliminar
  11. A diferenciação entre os Técnicos Superiores das IPSS's e daqueles que são funcionários públicos é meramente economicista, uma vez que na prática são trabalhadores sub-contratados para fazer um trabalho que compete ao Estado. E quem diz Técnicos Superiores diz também todas as restantes categorias profissionais nas IPSS's, Associações e Misericórdias que estão a garantir intervenção social, educacional ou outras que são competência do Estado.
    Já para não mencionar que estas instituições são mais ágeis, flexíveis e, por isso, mais capazes dar respostas eficazes e adequadas às diversas situações com que se deparam.

    ResponderEliminar
  12. As IPSS têm muitos trabalhadores de mérito com provas dadas que nao apoiam a vossa causa porque será ?

    http://www.acorianooriental.pt/opinioes/verAutor/36/

    ResponderEliminar
  13. Não sei a que trabalhadores se refere e os seus motivos para descontentamento. É favor anunciar "as provas dadas".
    HÁ TÉCNICOS DE MÉRITO NAS IPSS'S e MERECEM QUE SEJA FEITA JUSTIÇA:
    IGUALDADE DE DIREITOS!
    DIREITO À VALORIZAÇÃO DAS CARREIRAS DOS TÉCNICOS DAS IPSS'S!
    Se não formos nós a lutar pelos nossos direitos quem lutará?!

    ResponderEliminar
  14. Caríssimo, onde está o seu poder de argumentação? Precisa de "colar" o que outros escrevem? Pense por si, escreva algo de congruente (inteligente, digo). E já agora, nunca lutou por uma causa? Não conhece os seus direitos? Sabe o que é a justiça? "Constituição da República Portuguesa", já ouviu falar? Direitos humanos? Não se preocupe porque estas questões treinam-se, mas apenas se se tiver o mínimo de interesse e a noção de que a liberdade de expressão não é falar de cor.

    ResponderEliminar
  15. Querem mesmo a equiparação?
    Sabiam que...:
    - Hoje já não se entra para o Estado com o regime de nomeação, mas sim com um contrato de trabalho (fim do regime de nomeação - LVCR + Lei n.º 59/2008
    de 11 de Setembro)?
    - Hoje, quando se celebra um contrato em funções públicas, começa-se com 800 euros (antes era 1100 euros) (DR 14/2008)?
    - Hoje acabaram-se as categorias, sendo todos apenas t. superiores (LVCR)?
    - Hoje existem 115 níveis reemuneratórios, e que para subirem de nível, a média será agora de 10 anos (LVCR+P 1553-C/2008)?
    - Hoje todos os trabalhadores do Estado estão sujeitos a avaliação, com quotas, e que a subida de nível depende da avaliação? e que se o trabalhador tiver sempre bom (menção adequado) poderá subir de nível ao fim de...10 anos (LVCR e SIADAPRA)?
    - Hoje, para chegarem ao topo da carreira, se entrarem aos 26 anos, terão de trabalhar até aos...115 anos (DR 14/2008)?
    - Hoje, quando é aberto um concurso para um contrato de trabalho, aparecem em média mais de 4000 candidatos e que os mesmos são sujeitos a um conjunto de provas extramente exigentes para entrarem os melhores?

    Querem mesmo isto? qual é o salário igual que querem? como querem este contrato de trabalho, com a realização de provas, para entrarem só os melhores, como qualquer cidadão (de acordo com os princípios constitucionais invocados)? também querem avaliação de desempenho, em que só 30% podem ser relevantes? querem subir de nível de 10 em 10 anos?

    ResponderEliminar
  16. Nas IPSS existem concursos com listas infindáveis de concorrentes. Eu sujeitei-me a concurso, há quem não o faça? (tem de nos dizer como é que é...).
    Nas IPSS existem contratos de trabalho (a maior parte deles a termo incerto, porque é o que dá mais jeito...).
    Nas IPSS pensa que não há avaliação? Acaba por ser mais dura porque não há um padrão (é o que o chefe quiser). Se a subida na carreira depender de um bom resultado avaliativo, o que tem isto? Um bom técnico não teme uma avaliação formal.
    Sabe quanto ganha um técnico de IPSS em fim de carreira? Já fez as contas em relação à carreira pública, mesmo com todos os constragimentos de que fala?
    Já agora, não é novidade que a tendência, infelizmente, seja para alargar os escalões das carreiras e a idade da reforma. Estamos conscientes.
    O que os "grandes" deste país ainda não entenderam é que a economia não avança com o estagnamento de salários, porque todo o mercado depende do investimento do cidadão. Mas isto já é outra conversa.

    ResponderEliminar